Google

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Wordtracker põe seu site ou blog no topo do Google!!!

O que é Wordtracker, é um serviço que escolhe-se palavras-chave para que se obtenha otimização de sites para a busca. Este serviço conta com um banco de dados que possiu mais de 300 milhões de palavras, porém não é muito eficaz para sites em português, mas possui um recurso que tem um índice de eficácia que facilita comparação entre palavras. O serviço de palavras-chave possui quatro passos que são:

Primeiro: você internauta informa as palavras que identificam seu site, depois disso o Wordtracker fornece para você uma lista com 300 palavras relacionadas ao termo buscado ( na versão teste são exibidas apenas 15 palavras). Por exemplo, se colocarmos a expressão " pousada em Salvador ", vai trazer "Bahia", "hotel" e " resort" como palavras relacionadas.

Segundo: você usuário podera escolher uma das palavras realicionadas, a partir daí o Wordtracker vai usar esta palavrapara mostrar uma lista de buscas relacionadas, feitas nos serviços Dogpile e Metacrawler no periodo dos últimos três meses. Essas ferramentas, reúnem dados de mecanismos de busca como Google, Yahoo! e MSN, onde cada termo é mostrado junto com o número de ocorrências no banco de dados do Wordtracker, que possui 330 milhões de palavras. Dando continuidade do exemplo, ao escolher "Bahia", foi possivel ver que muitos usuários fazem buscas por " axé bahia". A seguir será preciso escolher os resultados que mais se adaptam ao seu site ou blog e adicioná-los a um tipo de carrinho de compras.

Terceiro: nesta etapa o Wordtracker mostra os termos finais escolhidos pelo usuário.

Quarto: finalmente neste último passo, as palavras são submetidas á ferramenta de busca Live Search, da Microsoft( na versão paga, podem-se escolher outros mecanismos, que são entre eles o Google e Yahoo!), e classificadas de acordo com um índice de eficácia, denominado de KEI ( Keyword Effectiveness Index), esse algoritmo leva em conta, entre outros fatores, os número de sites que usam o termo selecionado, e , portanto, são concorrentes. já as palavras com maior KEI são, em tese, mais eficazes, pois são usadas por um número de concorrentes.

Palavras-chave
O Wordtracker é vendido por meio de assinatura anual. Existe um versão de teste, que dura apnas duas horas e tem limitações, porém é possível obter mais horas de teste preenchendo novamente o cadastro do serviço. Com as técnicas SEO ( Search Engine Optimization), fica possível melhorar consideravelmente a posição de sites em ferramentas de pesquisa. As palavras-chave também podem ser usadas em estratégias de SEM (Search Engine Marketing). Um link patrocinado em páginas de resultado do Google, por exemplo, é possível gerar diversas visitas a um site ou blog, o serviço, porém, não faz tudo só, pois as palavras-chave precisam ser eficazes , e para isso, é preciso que o usuário possua algum conhecimento na área de funcionamento de ferramentas de busca.
Com as palavras-chave, as mais eficientes possíveis, o usuário deve incorporá-las a sua estratégia de SEO ( Search Engine Optimization, que consiste em ser uma técnica de melhorar o código fonte do site para facilitar as buscas), seus procedimentos vão desde a simples inserção das palavras em cabeçalhos de página até a criação de conteúdo específico para uma palavra-chave popular. O sistema também utuliza as palavras numa campanha feita por meio de links patrocinados em serviços como o AdWords.
O Wordtracker deve ser visto simplesmente como um auxiliar para a determinação de palvras-chave. Segundo a revista INFO, que realizou um teste no serviço, com 12 expressões seis em português e seis em inglês. Foi possível perceberclaramente que o desempenho do Wordtracker é consideravelmente melhor com o segundo idioma. Com as seguintes expressões "nightclub in detroit" ou "pet shop in miami" geraram listas de termos apropriados, já em buscas por "pizzaria em belo horizonte" e "loja de animais", o Wordtracker mostrou resultados puco relevantes, como por exemplo "bolsa", "info franchising" e "mattel". Também foi constatada a presença de muitos termos em espanhol misturados aos resultados em português, por isso , o Wordtracker é mais útil para quem deseja atrair usuários que fazem buscas em inglês. Para essa categoria, por exemplo , estão os donos de sites de pousadas e atrações turísticas em geral. Porém para administradores de sites focados em usuários brasileiros terão que garimpar um pouco mais no Wordtrackerpara obter palavras-chave adequadas. O serviço também deixa a desejar na área de recursos extras, por exemplo, não há funções para geração de meta tags com base nas palavras escolhidas ou ferramentas para análise de cabeçalhos de site.


1,3 Bilhão de dólares foi o valor embolsado pelo Google com o programa AdSense entre junho de 2006 e junho de 2007!!


Google LIDERA EM LINKS: os três gigantes da busca na internet , disputam a publicidade em links patrocinados. C om 64% do mercado, o Google lidera essa área. O AdWords é o caminho para quem quer anunciar nessa ferramenta de pesquisa, já o Yahoo! Search Marketing ganhou novo fôlego com a implementação do sistema que fornece ao sistema Panama, que fornece maior controle sobre os anúncios, e para finalizar temos a Microsoft que concorre com o AdCenter, que permite anunciar na ferramenta de busca Live e em outras propriedades da empresa.

Observação: os dados aqui publicados foram baseados na reportagem da revista INFO, setor de aplicativos nas páginas 94 e 95 de OUTUBRO 2007/www.info.abril.com.br!!!

Nenhum comentário: